Lavar o carro é um hábito dos brasileiros e uma ótima opção para quem quer economizar. Mas se alguns cuidados não forem tomados o barato pode sair caro, o carro sai do banho cheio de riscos e arranhões. Confira algumas dicas para você lavar o carro sem estragar a pintura.
Atenção antes da lavagem
Antes de começar a lavar seu carro é muito importante que você verifique se a lataria está completamente fria. Esse cuidado evita que o sabão seque ao entrar em contato com a lataria, o que pode manchar o veículo.
Por isso, o ideal é que você espere lave o seu carro na sombra e com o motor frio. E como a temperatura pode ser um problema, evite também usar água morna ou quente para lavar o veículo.
Cuidado com os produtos utilizados
Tenha muito cuidado com os produtos que você vai usar para lavar o seu veículo. Muita gente costuma usar o sabão em pó, mas as pedrinhas maiores podem riscar a pintura. Por isso, o ideal é que você utilize shampoos especiais para veículos ou mesmo um sabão neutro. O detergente para lavar louça também devem ser evitado, pois ele contêm alguns elementos químicos que podem manchar a lataria.
E depois de lavar o carro, use uma flanela ou um pano que não solte fiapos. Assim você garante um brilho ainda maior após a lavagem. Lembre-se de só passar um pano depois que o carro estiver completamente limpo, evitando espalhar alguma sujeira que possa estar presa na lataria. E nem pense em usar um pano seco: a poeira acumulada no pano também pode arranhar o seu carro.
Lave por partes
Para facilitar o seu trabalho, o ideal é que você lave o seu carro em partes. Comece lavando o teto, depois os vidros, capô, porta-malas, laterais e as rodas. e falando sobre as rodas, o ideal é que você espere ela esfriar antes de fazer a lavagem, pois você há risco de empenamento com o contato da água fria.
Ao lavar a lateral do veículo tenha atenção redobrada com a parte inferior, pois ela geralmente acumula muita sujeira. Quando terminar, remova a espuma do shampoo utilizando o esguicho com menos pressão e deixando a água escorrer vagarosamente sobre o veículo.
Seguindo essas dicas você garante a limpeza de seu carro, sem estragar a pintura.