Pegar longas estradas é bem diferente do dia a dia no trânsito da cidade. As vias compridas e até mesmo monótonas acabam fazendo com que o motorista se distraia e não reaja a tempo caso algum imprevisto aconteça. Para evitar esses eventuais problemas, o ideal é sair de casa com o carro revisado – algo que demora 15 minutos pra fazer – e garantir o máximo de segurança para você e para os outros motoristas. Veja só os 7 itens fundamentais para checar antes de uma viagem:
Óleo: com o motor quente, verifique o nível. Se estiver abaixo do indicado, leve o carro para uma troca de óleo.
Fluido de transmissão: se a vareta de transmissão estiver com resíduos ou flocos de metal, procure um mecânico imediatamente.
Bateria: com um voltímetro, verifique a carga da bateria. Se houver corrosão nos terminais, uma dica é limpá-los com uma escova de aço e refrigerante de cola.
Filtro de ar: você vai precisar trocá-lo se a cor predominante for algo como cinza ou preto ao invés de branco.
Água do radiador: primeiro confira se o carro não foi desligado há pouco tempo. Abra o reservatório e, se não tiver água o suficiente, complete até a marca.
Luzes: verifique se faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas estão funcionando.
Pneus: veja se não estão carecas ou se algum lado não está mais desgastado do que outro. Vá a um posto de gasolina e calibre os pneus.
Quando fazer alinhamento e balanceamento?
Fica tranquilo, você não é o único a confundir os dois termos. É comum dar entrada no mecânico pedindo um serviço que não condiz com os sinais apresentados pelo carro e só lá na hora desfazer a confusão. Para saber quando alinhar e balancear o carro, primeiro você precisa saber o que é cada procedimento.
O alinhamento é feito quando você sente algum comportamento estranho no veículo, tendendo a ir mais para um lado ou com dificuldade de se manter na trajetória. Já o balanceamento é feito quando o volante vibra ou quando o carro faz barulhos em determinadas velocidades.